quinta-feira

O que é ser Estudante e Tuno ?

O que é ser "estudante" ?


Será estudante apenas aquele que estuda e porventura tem avidez de conhecimento, de sabedoria ?

Querer saber não é atributo da criança e do jovem, como do adulto que jovem continua a ser ?
Deste pensar, será estudante quem mantiver o desejo de saber e com o saber o espírito de juventude !

E ser jovem, o que é ?

Não é ser idealista e também acreditar em efémeras ilusões ?

E nessas efémeras ilusões (ficções ou miragens), não estão os "seus amores", porventura de breve duração, "como as rosas de um dia", "perfume de sonho que se sonhou" ?

Assim pensando, em dada canção dedicada aos estudantes, que o mesmo é dizer, aos jovens que o sejam, está dito:

"Quero ficar sempre estudante
para eternizar a Ilusão de um instante..."

A pretender-se guardar no sacrário do nosso ser, esses ideais e sonhos de amor, perdurados pelo tempo fora com espírito jovem - porque o espírito não tendo corpo não envelhece!




E ser "Tuno" ?


Certo califa lendário de Tunes (hoje capital de Tunísia), foi considerado "rei" de grupos de ociosos que deambulavam pelas ruas, tocando, em instrumentos de corda, canções populares, ao mesmo tempo que pediam dinheiro ou comida para o seu sustento.

Este costume, passando para a Espanha pelo século XVI, foi adoptado por estudantes boémios, a denominarem-se tunos e os seus agrupamentos tunas; e sucessivamente difundiu-se pelo países onde se falava o castelhano, como por Portugal quando do domínio dos Filipes.

Mantendo o hábito de deambular, juntaram às canções populares de folclore outras de feição poética e de amor; e por vezes com o cantar também dançavam.

Mais tarde, transformaram-se em conjuntos artísticos de universitários, arautos das suas escolas, atitude curiosamente intensificada nas últimas décadas, a ser talvez protesto contra o supérfluo e o desvalor, e porventura por outros motivos a carecerem de estudo sociológico profundo.

Além dos instrumentos de corda, a poderem ser numerosos, algumas tunas incorporaram violinos, flautas e recentemente até acordeons. A presença de uma ou mais pandeiretas, peças, aliás, de origem tunisina, é indispensável.

Conclui-se:
se ser estudante é ter ânsia em saber e espírito jovem, ser tuno será exaltar em música e canto o ânimo de ser estudante e o vigor da juventude, virtudes a deverem ser permanentes e sem idade !


(Texto tirado do discurso do Prof. Dr. Aureliano da Fonseca, na abertura do I Conclave Tunae em 1995)

3 comentários:

DE disse...

Grande Pipinha...não em tamanho mas na presença de espirito!!!

TunosTunas disse...

Novos conteúdos em www.tunostunas.blogspot.com. Visitem-nos e deixem o vosso comentário.

NiTrA disse...

Bonito...
muito bonito...

Tuna moça de Beja, Hajatuna de Santo André